Arapongas recebe “Selo Resgata” de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal

CORONAVÍRUS | Em 28/06/2024 às 11h07, atualizado em 28/06/2024 às 11h09 Por Assessoria de Imprensa
Gabriella Mendonça e Argati durante evento.

Nesta semana, o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, representou Arapongas durante solenidade de Mostra Laboral do Sistema Penal do Paraná, em Curitiba. A oportunidade marcou também a entrega do Selo Resgata - de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal. Arapongas, outros municípios e também empresas e foram reconhecidos por consolidação no projeto de reintegração da pessoa privada de liberdade e que coloca os presos na prestação de serviços – uma parceria entre Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPEN) e Prefeitura Municipal de Arapongas. Também representou o município de Arapongas, a diretora e policial penal da Casa de Custódia de Arapongas (CCA), Gabriella Mendonça. “Tudo isso consolida o trabalho efetivo que Arapongas tem demostrado na prática dentro do segmento da segurança pública. A gestão municipal tem investido nesse sentido, com obras, serviços, projetos, integração entre as Forças de Segurança e aperfeiçoamento da GMA, que é referência em todo o Paraná”, afirmou Argati.

VOCÊ SABIA?

A Casa de Custódia de Arapongas (CCA) foi construída em terreno de 4,1 mil m2, o prédio tem 1.464 m² de área construída e capacidade para abrigar 136 pessoas, distribuídas em 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. O espaço está localizado na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI. O projeto é composto por um pátio solário, pátio para visitas, sala de aula, oficina de trabalho, enfermaria e duas salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite). O local conta com equipe especializada, composta 28 funcionários, oito efetivos, além de vigilância permanente.