Escolas disciplinares cívico-militares recebem visita de general Jorge Cardoso e tenente Bianca Stawinski

EDUCAÇÃO | Em 21/06/2024 às 15h32, atualizado em 21/06/2024 às 15h35 Por Assessoria de Imprensa
Visitas foram registradas das duas unidades com disciplina cívico-militar.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, recepcionou nesta sexta-feira, 21, o general de Divisão R/1, Jorge Cardoso Martins, e também a 1ª tenente do Exército, Bianca Stawinski. As agendas também foram acompanhadas por secretários municipais, vereadores e demais lideranças e comunidade escolar. A comitiva visitou as duas escolas municipais que contam com a disciplina cívico-militar. “É um dia memorável e que marca a história da disciplina cívico-militar municipal”, salientou o prefeito Sérgio Onofre.
O primeiro encontro foi na Escola Municipal Cívico Disciplinar Dra. Maria Hercília Horácio Stawinski, na região da Zona Sul – a primeira da rede municipal em todo o Paraná a implementar o ensino cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano. Durante a solenidade, os estudantes recepcionaram os convidados em formação conduzida pelo subtenente Antônio, com execução dos hinos nacional, além da apresentação do hino oficial da instituição de Ensino, entrega de homenagens e certificados ao general Cardoso e para a 1ª tenente Bianca Stawinski – neta de Maria Hercília Horácio Stawinski (in memoriam) e também homenagem aos demais representantes da família Stawinski. A Escola Maria Hercília tem 320 alunos e a diretora é Jhennifer Sirino.
COMENDA
Ainda durante o ato, o presidente da Câmara, Márcio Nickenig e vereadores da base fizeram a entrega da Comenda Tiradentes ao general Martins. Em seguida, a comitiva foi conhecer de perto toda a estrutura da escola, depois seguiu para a região do Conjunto Flamingos, em visita à Escola Municipal Cívico Disciplinar Alzira Horvatich, com recepção pelos alunos, professores e diretores. A Escola Alzira tem mais de 700 alunos e Patrícia Santos é a diretora.
O general Martins demonstrou admiração pela estrutura escolar disciplinar de Arapongas. “Vemos aqui a boa formação de crianças que têm a oportunidade em aprender a grade curricular pedagógica aliada à disciplina, responsabilidade e respeito. Também me senti honrado pela homenagem”, declarou.
O 1ª tenente Bianca Stawinski relembrou parte do legado deixado pela avó, enaltecendo a dedicação da comunidade escolar. “Esses alunos têm a oportunidade de formação no melhor sistema de ensino, o que certamente vai influenciar nas próximas gerações”, frisou.
Regine Demele, secretária interina da Educação, representou a titular, Elisângela Cortez, que está em viagem.