CCI Tia Su encerra atividades alusivas ao combate à violência contra a pessoa idosa

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 19/06/2024 às 09h56, atualizado em 19/06/2024 às 09h58 Por Assessoria de Imprensa
Prefeitura conta com ações de cuidado e interação entre idosos.

Nesta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai desenvolver uma atividade final e especial alusiva ao combate à violência contra a pessoa Idosa. O encontro será no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Tia Su, na região do Jardim Petrópolis. Segundo a Semas, será feita uma contação de histórias para pessoas atendidas no CCI, incluindo uma apresentação teatral que vai retratar formas de violência contra os idosos, além de maneiras de combatê-las e os direitos da pessoa idosa. “São atividades para conscientizar a comunidade, especialmente os nossos idosos. Temos uma rede especializada de Proteção e Atenção Integral aos idosos de Arapongas”, salienta a secretária da pasta, Terezinha Canassa. No decorrer da última semana, demais atividades de conscientização e interação foram desenvolvidas nos outros CCI’s do município.

Integração – Todo o trabalho feito teve também a participação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e também do CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

Ações rotineiras

No sentido de estimular atividades para fortalecimento de vínculo entre os Idosos, a Prefeitura de Arapongas conta com um cronograma específico de atividades. Um dos exemplos, é o CCI Tia Su. O espaço desenvolve aulas de alongamento (todas as segundas e quintas-feiras), pela professora Danielle J. Franciosi. Já as aulas de hidroginástica acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras, com a professora Fabiana de Sousa. As aulas de dança também são realizadas semanalmente – todas as segundas-feiras, sempre às 15h. Ainda conforme a Semas, no último dia 11, teve início as aulas de hidroterapia (com agenda fixa nas terças e quintas-feiras, no período da manhã), com o fisioterapeuta João Carlos F. Piraccini). O atendimento é encaminhado por meio das UBS’s - conforme necessidade de cada paciente. A secretária da pasta, Terezinha Canassa, reforça que os demais CCI’s também contam com atividades para o bem-estar, saúde e socialização dos idosos. “Temos cinco CCI’’ em locais estratégicos da nossa cidade, para melhor atender a demanda. Em cada um deles é possível encontrar atividades que se encaixam na rotina dos nossos idosos”, salientou.

MAIS INFORMAÇÕES:

- CCI TIA SU (R. Gavião Preto, 439 – Jardim Petrópolis). TELEFONE: 3902-1157

- CCI FELIZ IDADE (R. Iratauá, 771 – Vl Araponguinha). TELEFONE: 3902-1343

- CCI ANTONIETA Z (R. Andorinha do Rio, s/n – PQ INDUSTRIAL III). TELEFONE: 3902-2005

- CCI GERALDO BISCA (R. Tinguaçu Castanho, 188 – Jd. Brasil). TELEFONE: 3902-1121

- CCI OSWALDECY BUZATTO (Rua. Gavião Cinzento, 121 San Raphael III). TELEFONE: 3902-1102.

VOCÊ SABIA?
Há muitas formas de violência contra a pessoa idosa. Entre os exemplos estão: abandono, negligência, violência autoinfligida ou autonegligência, violência financeira ou material, violência física, violência sexual e violência psicológica.
DENUNCIE: Disque 100 (Direitos Humanos) / 181 (Disque Denúncia do Paraná) / 0800-41-0001 (Disque Idoso).