Semas alia ações do programa Nossa Gente Paraná com projeto Primeira Infância

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 04/06/2024 às 10h29, atualizado em 04/06/2024 às 10h35 Por Assessoria de Imprensa
Ações integram famílias atendidas por meio da Semas.

Fortalecendo a prestação de serviços que vão ao encontro das reais necessidades da população, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência (Semas), tem integrado as ações socioassistenciais do programa Nossa Gente Paraná – do Governo do Estado, com iniciativas do projeto “Primeira Infância”, voltado para a proteção e defesa dos direitos da criança - da fase de gestação até os seis anos de idade.

Conforme a secretária da Semas, Terezinha Canassa, as ações integradas atendem 63 famílias que são acompanhadas pelos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS’s), sendo eles: Araucária, CSU, Del Condor e Zona Sul. Cada CRAS conta com um comitê local - devidamente nomeado e composto pelas Secretarias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, Obras; através da Gerência de Habitação e Saúde. “Mensalmente, os membros se reúnem para o planejamento e execução de atividades voltadas às necessidades das famílias atendidas, conforme a possibilidade de atendimento do Programa”, explica.

Com isso, por meio da adesão à Deliberação CEDCA/PR nº 047/2022 – apoio à Primeira Infância, o município através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem formulado ações voltadas ao público da Primeira Infância (faixa etária de 0 a 06 anos), através da inserção no Programa Nossa Gente Paraná, por meio de mensuração do Índice de Vulnerabilidade Social indicado pelo Governo do Estado do Paraná, através de Sistema de Acompanhamento de Famílias (também próprio do Estado do Paraná). Com eixos específicos, a deliberação prevê atendimentos especializados, entre eles, o acompanhamento das famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade, com ações junto às políticas de saúde, educação, habitação, trabalho, segurança alimentar, assistência social, iniciativas voltadas à especificidade da promoção do desenvolvimento integral, dado a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e capacitações para sensibilização, mobilização e qualificação aos profissionais, famílias, e redes de atendimento e de proteção às crianças e/ou famílias, nas áreas prioritárias para as políticas.

Socialização

Em maio, a Semas promoveu um jantar para as famílias atendidas pelos programas (estadual e municipal), alusivo ao Dia “Internacional da Família”. O encontro contou com a participação do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. “São iniciativas que também garantem a convivência familiar saudável e fortalecimento de vínculos para as famílias, sendo esse um dos principais eixos a serem desenvolvidos dentro da Proteção Social Básica”, frisou Onofre.

VOCÊ SABIA?

O Programa Nossa Gente Paraná é uma ação do Governo do Estado que visa a superação da pobreza e o acompanhamento intersetorial das famílias em situação de vulnerabilidade social. É coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, reunindo ações de diversas secretarias e órgãos do Estado, em parceria com os municípios e a comunidade. Com políticas diversificadas para propiciar prevenção e superação das condições de alta vulnerabilidade social, gerando uma rede com a qual as famílias incluídas, nas mais diversas situações, possam acessar os serviços.

Terezinha Canassa (Sec.Semas) e prefeito Sérgio Onofre.