Atividades do Maio Laranja fortalecem combate ao abuso e exploração sexual de crianças

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 17/05/2024 às 15h53, atualizado em 17/05/2024 às 15h56 Por Assessoria de Imprensa
Atividades aconteceram no CMEI do Jd. Caravelle.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem dado continuidade nas atividades alusivas à Campanha Maio Laranja, que visa levar maior conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil. Nesta sexta-feira, 17, uma apresentação de fantoches foi desenvolvida para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Primeiros Passos, localizado no Jardim Caravelle. De forma lúdica, o grupo acompanhou a apresentação de Teatro de Fantoches, com o tema: “A História da Tarta Keka”, encenação que retrata a história de uma tartaruga que sofria abusos, e depois de muito tempo, carregava um pesado baú com seu segredo. Mas com a ajuda dos amigos, criou coragem para revelar seu segredo. “São iniciativas que buscam promover a sensibilização e o combate à exploração sexual de crianças, um assunto desafiador que precisa ser considerado com cuidado e atenção de todos, especialmente dos pais, professores e de profissionais que trabalham com crianças e adolescentes”, ressalta a secretária da Semas, Terezinha Canassa.

Importante

Qualquer indício de mudança de comportamento de uma criança ou adolescente precisa ser comunicado aos pais. Se ocorrerem abusos, a rede de serviços de proteção à criança e ao adolescente precisa ser comunicada, para que isso não aconteça novamente. Os serviços de apoio e denúncias de ocorrência que podem ser contatados são: Disque 100 – do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou o Conselho Tutelar do Município de Arapongas telefone: 43-3902-1159 ou 43-98806-0832.