Pit Stop leva conscientização sobre combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 18/05/2023 às 15h50, atualizado em 19/05/2023 às 09h24 Por Assessoria de Imprensa
Pit Stop leva conscientização da campanha "Faça Bonito"

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal dos Direitos das crianças e adolescentes (CMDCA), Conselho Tutelar e demais parceiros (entidades e clubes de serviço), realizou nesta quinta-feira (18) uma nova atividade alusiva à campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Um Pit Stop de conscientização foi realizado na Avenida Arapongas com a Rua Drongo; área central. Com cartazes e panfletos da campanha “Faça Bonito – projeta nossas crianças e adolescentes”, motoristas e pedestres receberam informações pertinentes ao tema. A mobilização contou com a participação da secretária da Assistência Social, Terezinha Canassa, do juiz da Vara da Infância e da Juventude de Arapongas, Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das crianças e adolescentes (CMDCA), Nilson Ribeiro da Silva, Patrulha Escolar, equipe do Proerd – programa educacional de resistência às drogas e à violência, vereadores da base aliada e representantes de Secretarias Municipais coligadas à campanha. Ontem, 16, no Cine Teatro Mauá, Arapongas abriu as atividades da campanha, enaltecendo o objetivo de mobilizar e informar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “Toda a nossa rede de proteção está empenhada.  É um assunto importante e de urgência. Os serviços especializados do município estão unidos em uma causa maior: que é proteger as nossas crianças e adolescentes contra qualquer tipo de abuso e violência, através de ações preventivas, além de todo trâmite necessário nos casos registrados”, falou a secretária Canassa.

Ainda hoje (18) Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, autoridades do executivo, legislativo e judiciário se reuniram para maiores debates sobre o tema, no auditório da OAB Subseção de Arapongas.

VOCÊ SABIA?

No ano passado, a Prefeitura Municipal de Arapongas lançou o projeto “ Criança Preservada” um amplo trabalho voltado à identificação e prevenção do abuso sexual infantil no município. As ações integradas envolvem as Secretarias de Segurança Pública e Trânsito, Educação, Cultura, Assistência Social, além da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA.

DENÚNCIAS

Em casos de situações de violência contra crianças de adolescentes, denuncie:

190 Polícia Militar | 153 Guarda Municipal (43) 3278-2209 WatsApp denúncias Delegacia da Mulher/violência sexual infantil (43) 3902 1159 Conselho Tutelar | Plantão: (43) 9 8806 0832 Disk 100 Disk denúncia do Governo Federal.