Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Abrigo Refúgio das Marias completa 1 ano de acolhimento às vítimas de violência doméstica

SEGURANÇA | Em 18/03/2024 às 15h34, atualizado em 18/03/2024 às 15h35 Por Assessoria de Imprensa

No último dia 13, o Abrigo Refúgios das Marias -  Casa de Acolhimento para as mulheres vítimas de violência completou 1 ano de existência. E de lá para cá, tem dado suporte para as vítimas de violência doméstica, principalmente nas ocorrências de final de semana e feriados, em períodos noturnos, em que as equipes policiais e guardas municipais não têm respaldo para manter a agredida ou ameaçada em segurança, junto de seus filhos, até que a prisão do agressor ou a medida protetiva sejam efetivadas. Sob a coordenação da servidora municipal, Elda Barros, o espaço já atendeu cerca de 30 pessoas; entre mulheres e filhos. “Nosso maior fluxo de atendimento foi logo no primeiro mês de instalação”, disse Barros. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, reafirmou sobre as ações de políticas públicas voltadas às mulheres. “Temos buscado ter um olhar mais que atento para essas questões. O objetivo do abrigo Refúgio das Marias é poder oferecer compaixão no momento de extrema vulnerabilidade dessas mulheres. Auxiliando emocionalmente, fornecendo amparo social, saúde e segurança”, salientou.

Rede de apoio

Ainda segundo Elda, mais do que um espaço físico provisório, o Abrigo Refúgios das Marias faz a ponte entre os demais serviços de segurança e socioassistenciais para as vítimas. Após o período de permanência no local, é feito um monitoramento da mulher atendida. “O monitoramento é feito através da Patrulha Maria da Penha após a saída da vítima do abrigo. Além de um acompanhamento feito pelo CREAS, atenção psicossocial e outros serviços como, entre eles, encaminhamento para o mercado de trabalho, por meio do SINE, registros junto ao Cadastro Único e outros. Ou seja, uma rede especializada para que essa vítima não retome ao ciclo de violência”, falou. Conforme Elda, nos últimos três meses, não foram registrados acolhimentos.

A Delegacia da Mulher de Arapongas é responsável pelo encaminhamento das vítimas de violência para o Abrigo Refúgios das Marias. A sede da Delegacia da Mulher está localizada na Rua Beija-Flor, 273.

Canais de denúncias – Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. São eles: 
- Delegacia da Mulher de Arapongas:
Telefone: 3278-2209 – Esse número serve para o envio de whatsapp.
- Polícia Militar:
Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva.
- Guarda Municipal:
Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.

A equipe Patrulha Maria da Penha atende a população todos os dias – das 07h às 19h.


Delegacia da Mulher de Arapongas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/12817_noticia_abrigo-refugio-das-marias-completa-1-ano-de-acolhimento-as-vitimas-de-violencia-domestica

Voltar ao Topo do Site