Arapongas adere ao dia “D” de combate à dengue com ações neste sábado, 02

SAÚDE | Em 29/02/2024 às 15h42, atualizado em 29/02/2024 às 15h43 Por Assessoria de Imprensa
Arapongas adere ao dia ?D? de combate à dengue com ações neste sábado, 02.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai integrar a mobilização nacional contra a dengue, neste sábado, 02. O chamado “Dia D de combate ao mosquito” visa desenvolver ações com foco na prevenção e eliminação dos focos de Aedes aegypti. Conforme o Controle de Endemias, em Arapongas, as atividades irão envolver a realização de um “Pit Stop”, na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Igreja Matriz) – das 9h às 12h, com entrega de panfletos e orientações em todo o comércio. “Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, fomos convocados e faremos parte deste importante movimento. Queremos controlar a dengue em nossa cidade”, falou o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini. O secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Jr, reforçou o chamado junto à população. “É uma ampla força-tarefa, com um objetivo em comum que é combater a proliferação do mosquito que causa não só a dengue, mas também a zica e a chikungunya. Precisamos de máximo apoio da população”, salientou. O último boletim divulgado em Arapongas apontou 348 casos positivos de dengue. Desse total, 248 são casos adquiridos dentro do próprio município e 64 importados. O boletim traz ainda 1.429 notificações, 35 casos em investigação, 1.046 resultados negativos e um óbito.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a proposta é a ampla divulgação e desenvolvimento de ações educativas em praças e vias públicas em todos os municípios, visando a adesão dos paranaenses na atividade semanal de verificação de seu domicílio e local de trabalho, além do cuidado com o ambiente público na manutenção da limpeza urbana e destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção e eliminação. A principal mensagem do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a prevenção, que cabe a todos. A responsabilidade da eliminação e remoção mecânica dos criadouros é coletiva.

DIA D – A mobilização do Dia D vai acontecer em todo o Brasil. O tema é "10 minutos contra a dengue", que representa uma convocação para cuidado perto de casa.

Mobilização contra a dengue

DATA: 02 DE MARÇO DE 2024