Investimentos, campanhas, rodas de conversa e passeios integram ações socioassistenciais para os idosos

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 24/05/2023 às 10h59, atualizado em 24/05/2023 às 11h01 Por Assessoria de Imprensa
Obra novo CCI (Jardim Brasil)

Com foco na melhor qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem fortalecido as atividades voltadas para o grupo da “Melhor Idade”. Com equipes especializadas, o município presta serviços socioassistenciais de cuidado e atenção, interação e entretenimento para os idosos atendidos por meio dos Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s). Além de investimentos para ampliar a rede de atendimento. “É a soma de esforços de toda a nossa equipe, com todo o suporte da administração municipal, que tem um olhar atento quanto aos nossos idosos”, diz a secretária da pasta, Terezinha Canassa.
OBRAS
Neste sentido, a Prefeitura tem executado a construção de dois novos CCI’s: do Jardim Brasil – com investimento de R$ 528.000,00 - e do San Raphael II - investimento de R$ 528.684,47. Ambos em estágio avançado de execução e que devem ser entregues ainda este ano. Com projetos semelhantes, os CCI’s devem contar com uma sala de recepção, duas salas para atendimentos, um salão, uma despensa, dois banheiros (feminino e masculino), uma cozinha e uma lavanderia com depósito. Desta forma, Arapongas passa a contar com cinco CCI’s. Os outros três são CCI Tia Su (Jardim Petrópolis), CCI Feliz Idade (Vila Araponguinha) e CCI Antonieta Zampaollo (Parque Industrial IV), distribuídos em diferentes pontos da cidade.
De maneira simultânea, a Prefeitura de Arapongas anunciou na última semana o início das obras de construção do Condomínio do Idoso – empreendimento habitacional inserido no Programa Viver Mais Paraná. Serão construídas 40 moradias destinadas a pessoas com 60 anos ou mais. Além das 40 moradias geminadas e totalmente adaptadas para as necessidades dos futuros moradores, o empreendimento contará também com um Centro de Convivência (CCI), área de lazer, estacionamento próprio, guarita para segurança e demais espaços. O investimento é de R$ 6 milhões – oriundos do Governo do Paraná. O Condomínio do Idoso conta com imóveis construídos em formato de condomínio horizontal fechado, com completa infraestrutura de lazer, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.
ATIVIDADES
Rotineiramente, os CCIs desenvolvem ações que conciliam Rodas de Conversas, com a presença de assistentes sociais do Creas/Paefi, envolvendo pautas pertinentes. A última, realizada na semana passada, trouxe como tema central a Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual de Criança e Adolescente – campanha vigente durante o mês de maio.
Além disso, são desenvolvidos passeios e piqueniques, além do tradicional bailinho da Terceira Idade – com cronograma definido até junho.
Também por meio da Semas, são formalizados contratos de Termo de Cessão de Uso de equipamentos e recursos para entidades socioassistenciais do município, entre elas as de longa permanência de idosos.
CAMPANHA
No mês de junho, será lançada a campanha mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, levando informações sobre as formas de violência existentes, como denunciar e outras ações. A inciativa é uma parceria da Prefeitura de Arapongas (através da Semas), Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e Governo Federal.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será em 15 de junho.

Terreno para construção do Condomínio do Idoso
Passeios e piquenique