PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Ação integrada leva palestra sobre Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 22/05/2023 às 16h37, atualizado em 22/05/2023 às 16h46 Por Assessoria de Imprensa
Encontro aconteceu no Colégio Emílio de Menezes

Nesta segunda-feira (22), em uma atividade integrada entre a Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Secretaria de Educação (Semed) foi realizada uma palestra para alunos do Colégio Estadual Emílio de Menezes – por convite do Grêmio Estudantil. O tema do encontro foi a campanha nacional vigente: “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituída pela Lei Federal 9.970/00. O encontrou contou com a presença da secretária da Semas, Terezinha Canassa, da secretária de Educação, Cristiane Rossetti e participação da psicóloga Kauana Ferreira Rochoel e da assistente social, Thayla Fernanda Schultz; ambas servidoras municipais. No último dia 16, Arapongas abriu a campanha com o objetivo de mobilizar e informar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Já no último dia 18, uma nova atividade alusiva à campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes foi realizada: um Pit Stop de conscientização foi realizado na Avenida Arapongas com a Rua Drongo; área central. Com cartazes e panfletos da campanha “Faça Bonito – projeta nossas crianças e adolescentes”, motoristas e pedestres receberam informações pertinentes ao tema. “ Esta é uma questão urgente e de extrema importância. Várias frentes estão mobilizadas. Para as crianças, a informações são repassadas de maneira de lúdica, e com os adolescentes palestras e debates. Todos engajados em um único propósito, na defesa e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, falou Canassa.

SAIBA MAIS

No ano passado, a Prefeitura Municipal de Arapongas lançou o projeto “ Criança Preservada” um amplo trabalho voltado à identificação e prevenção do abuso sexual infantil no município. As ações integradas envolvem as Secretarias de Segurança Pública e Trânsito, Educação, Cultura, Assistência Social, além da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA.

DENÚNCIAS

Em casos de situações de violência contra crianças de adolescentes, denuncie:

190 Polícia Militar | 153 Guarda Municipal (43) 3278-2209 WatsApp denúncias Delegacia da Mulher/violência sexual infantil (43) 3902 1159 Conselho Tutelar | Plantão: (43) 9 8806 0832 Disk 100 Disk denúncia do Governo Federal.