Arapongas abre campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 16/05/2023 às 16h52, atualizado em 17/05/2023 às 08h45 Por Assessoria de Imprensa
Autoridades e alunos durante abertura de campanha no Cine Mauá

Nesta terça-feira (16), no Cine Teatro Mauá, Arapongas abriu as atividades da campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Todos os anos, o objetivo é mobilizar e informar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de levar de maneira lúdica informações importantes para os alunos. O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Jair Milani, da secretária de Assistência Social, Terezinha Canassa, secretária da Educação, Cristiane Rossetti, secretário de Segurança, Paulo Argati, diretora da Saúde, Sandra Onofre, do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das crianças e adolescentes (CMDCA), Nilson Ribeiro da Silva e representantes do Comitê Intersetorial da Primeira Infância. Neste sentido, de maneira integrada, a Prefeitura de Arapongas desenvolve as ações por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal dos Direitos das crianças e adolescentes (CMDCA); Comissão de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Tutelar, CREAS, Vara da Infância e da Juventude de Arapongas, demais Secretarias (Educação, Segurança e Cultura), além das entidades governamentais e não governamentais. “São ações que fortalecem e buscam preservar nossas crianças e adolescentes. A Prefeitura de Arapongas prioriza essas campanhas e, tem somado esforços com outros órgãos e entidades, protegendo e atuando de maneira ativa”, pontuou Milani.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Arapongas, Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, destacou o trabalho que vem sendo realizado no município, enaltecendo a importância de ações efetivas. “ O município conta com uma forte rede especializada, sendo um importante ponto de partida para a atuação dentro desse importante âmbito. É um trabalho em conjunto que fortalece a garantia dos direitos das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Isso demonstra que estamos no caminho certo e vamos fazer muito mais. É válido reforçar que é importante atuarmos de maneira preventiva junto às crianças e adolescentes”, enfatizou.

O evento contou também com uma apresentação do espetáculo “O Segredo” (da Companhia artística Cenatrupe de Sarandi-PR ) – que trata de maneira lúdica o tema central da campanha, orientando as crianças em como agir, em determinadas situações, quem pode ajudar, a quem recorrer e outras medidas. Esclarecendo que as crianças e adolescentes não devem manter a situação em segredo.

Acompanharam também o evento os alunos da Escola Municipal Júlio Savieto, Escola Municipal Nereide de Souza Camargo, APAE Arapongas e alunos do projeto Crescer – da Casa do Bom Menino de Arapongas, Escola Municipal Joarib Grilo, a Associação das Damas (OSC), a ONG Arte e Vida (OSC), a Escola do Trabalho (Gov), Cemaf e outros profissionais da Semas.

AGENDA

No próximo dia 18, será realizado um Pit Stop com o lema da campanha, em frente à Igreja Matriz, a partir das 9h. E também uma palestra alusiva à temática e outras ações, no Auditório da OAB Subseção Arapongas, às 14h.

LIGUE 100 ou 3902-1159/ 43 98806-0832 (Conselho Tutelar de Arapongas).

VOCÊ SABIA?

A data 18 de maio marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

A mobilização está em seu 23º ano, mas a chamada atual surge durante oficinas com adolescentes em ações de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2008 e em preparação para o III Congresso Mundial. A flor hoje é o símbolo oficial da causa. A ação de mobilização por meio do dia 18 de Maio é prevista no PNEVSCA.

Saiba mais: https://www.facabonito.org/18demaio

Vice-prefeito Jair Milani