Rota das Catedrais 2023 passa por Arapongas e terá 1,5 mil participantes

EVENTO | Em 24/04/2023 às 16h03, atualizado em 24/04/2023 às 16h04 Por Assessoria de Imprensa

No dia 20 de maio, 1,5 mil ciclistas vão encarar o desafio de pedalar 120 km, sendo 90 km de estradas rurais, para vivenciarem uma experiência de superação em meio a um roteiro histórico de marcos da colonização no norte do Paraná. Entre a largada na Catedral de Londrina e a chegada na Catedral de Maringá, os participantes vão passar por sete igrejas ao longo do percurso, todas construídas por imigrantes e que simbolizam a história das comunidades locais. Uma delas é a capela São João Batista, de madeira, é uma das mais belas da Rota, fica no Campinho, em Arapongas, na estrada para Sabáudia, e é uma réplica da primeira igreja matriz de Arapongas, construída em 1938.

Em 6 de junho do ano passado, a Rota das Catedrais foi reconhecida pelo município de Londrina como evento oficial com a sanção da Lei 13.412, voltado aos segmentos de turismo, esportivo, cultural e rural. A Lei faz menção ao evento como impulsionador das atividades turísticas, de lazer e de prática esportiva por meio do ciclismo, com ênfase no fortalecimento da regionalização do turismo norte paranaense.

O evento está na quinta edição e com crescimento ano a ano no número de participantes. Em 2022 foram 1,2 mil ciclistas e nesse ano são 300 atletas a mais. “A nossa proposta sempre foi trazer novas experiências, aproveitando toda a beleza e história da nossa região. O roteiro foi cuidadosamente pensado e planejado para que o participante pedale pela história e vivencie momentos de contemplação contando com o nosso suporte para hidratação e monitoramento em todo o percurso”, afirmam Luciana e Peterson Oliveira, organizadores da Rota das Catedrais.

Além das belezas naturais, a Rota é um evento de superação já que os vencedores são todos os que cruzam a linha de chegada, cada um no seu tempo dentro das 10 horas limites do evento, entre 7 e 17 horas. “Temos vários atletas participando, mas a maioria é formada por pessoas que encaram o ciclismo como lazer, convívio, atividade física e até desafio pessoal. Os inscritos vêm de várias cidades e estados, muitos em grupos para vivenciarem esta experiência única de conexão com a natureza e consigo próprio”, destacaram.

Para Roberta Fortunato Zulin, diretora de Turismo da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), a Rota das Catedrais é um evento para fomento do turismo e uma ação muito especial para Londrina. “O ciclismo é formado por um público disposto a vivenciar experiências e temos orgulho em proporcionar este acolhimento na nossa cidade. Além da visibilidade positiva, o evento faz circular a economia local com movimentação em setores estratégicos como a hotelaria, gastronomia e varejo em geral”, afirmou

A superintendente da Secretaria da Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Fernanda Oliveira, destaca a sinergia entre o evento e a cidade. “O nosso objetivo é provocar memórias afetivas, contar histórias e nutrir o sentimento de pertencimento das pessoas. A Rota das Catedrais une todos os elementos que acreditamos como importantes para o turismo local ao proporcionar que os participantes vivenciem a cidade ao lado de símbolos como a Catedral e outros atrativos históricos e culturais. Esta vivência e convivência se concretizam em emoções à medida em que aproximamos o esporte de experiência e superação do acolhimento maringaense”, salientou.

Rota das Catedrais 2023: 20 de maio de 2023 (sábado).

Largada/Concentração: Catedral Metropolitana de Londrina/PR

Horário Concentração: 5h30