AMP se reúne com prefeituras e SESP para elaboração de protocolo comum de segurança para escolas municipais

SEGURANÇA | Em 20/04/2023 às 09h17, atualizado em 20/04/2023 às 09h17 Por Assessoria de Imprensa

Nesta semana, a diretoria da Associação dos Municípios do Paraná – AMP, e os dirigentes das 19 associações regionais de municípios estiveram reunidos com o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, hoje, em Curitiba. O tema foi a segurança nas escolas municipais. A AMP, as prefeituras e a SESP vão elaborar um protocolo comum de segurança para as escolas municipais, com o objetivo de unificar as medidas adotadas em relação a este tema, em todo o Estado.

O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, explicou que a reunião foi motivada para definir a adoção de procedimentos unificados e tecnicamente mais adequados para a prevenção e o enfrentamento da violência nas escolas públicas municipais. “Precisamos da orientação da secretaria, da qual somos parceiros, para unificar as ações e proteger a população, os nossos alunos e as nossas escolas”, disse.

Vice-presidente da AMP e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, reforçou sobre a o que a integração dos municípios diante de uma pauta tão importante. “ É fundamental que medidas sejam alinhadas para um bem comum. Infelizmente, os acontecimentos lamentáveis em outros estados reacenderam a preocupação, mas é importante também que as famílias saibam e entendam que ações eficazes vêm sendo tomadas. Queremos segurança para os nossos alunos e comunidade escolar”, falou. Arapongas lançou, na última semana, o aplicativo de emergência “Escola Segura”, ferramenta que possibilita o acionamento rápido da Guarda Municipal (GMA) em situações de risco nas Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e demais instituições de ensino.

O coronel Hudson explicou que, além do reforço de 5,6 mil policiais, a SESP está treinando suas equipes e reforçou a segurança fortemente no Estado. Um grupo de trabalho também foi criado para discutir o tema. As escolas estão recebendo ainda R$ 20 milhões para comprar equipamentos de segurança. A Polícia Civil e a Polícia Cientifica também foram fortemente mobilizadas.“A situação está sob controle. A SESP e as forças policiais do Estado estão fazendo tudo o que podem e estão mobilizadas para garantir a segurança pública dos nossos alunos e das nossas escolas”, comentou o secretário, que estava acompanhado do delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach, e do comandante-geral da PM, Sérgio Teixeira.

Rockembach defendeu um envolvimento intenso dos pais no acompanhamento dos seus filhos para ajudar no combate à violência, inclusive com a promoção de reuniões entre eles e as escolas para garantir que isso aconteça. A proposta foi acatada pelos prefeitos e prefeitas, que se comprometeram a apoiar essa iniciativa.

O primeiro e o segundo vice-presidentes da AMP, prefeitos de Arapongas (presidente da Amepar) e de Goioerê, Sérgio Onofre e Betinho, defenderam o diálogo e a união de todos em defesa do tema. A presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, agradeceu pelo apoio da secretaria aos municípios. Os deputados estaduais Cloara Pinheiro e Soldado Adriano José também participaram da reunião.

Colaboração: AMP