Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas lança aplicativo de emergência “Escola Segura”

SEGURANÇA | Em 11/04/2023 às 17h00, atualizado em 11/04/2023 às 17h07 Por Assessoria de Imprensa

Com a presença do prefeito Sérgio Onofre e demais autoridades, Arapongas lançou nesta terça-feira, 11, o aplicativo de emergência “Escola Segura”, ferramenta que possibilita o acionamento rápido da Guarda Municipal (GMA) em situações de risco nas Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e demais instituições de ensino. A apresentação oficial do aplicativo de segurança foi feita pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, com participação do guarda responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, GM João Maicon de Marques. “Este é um aplicativo que ficará disponível para todas as diretoras e diretores, coordenadoras, secretárias escolares e equipes pedagógicas dos locais de ensino. Ao alcance das mãos, será possível acionar a GMA em qualquer situação de emergência”, falou Argati. 
Sérgio Onofre reiterou a importância de ações estratégicas, reforçando a atuação do município em prol da segurança pública. “Nós, como pais, queremos a garantia que nossos filhos estão seguros. Infelizmente um caso chocante e longe daqui reacendeu um alerta. Temos atuado para garantir a ordem e a segurança da população, mas é importante também tranquilizarmos as famílias. Estamos atentos a tudo isso e trabalhando pela segurança dos nossos alunos, professores e comunidade em geral. Em Arapongas, nós não vamos dar espaço para que covardes cometam essas brutalidades”, reforçou.  Segundo o prefeito, outras estratégias em segurança também deverão ser aplicadas gradativamente. 
NA PRÁTICA – Durante o lançamento, um vídeo demonstrativo foi apresentado. No aplicativo existe a aba “ EMERGÊNCIA – clique aqui” (na cor vermelha). Ao clicar, o chamado é rapidamente direcionado para a tela de acionamento Guarda Municipal. Neste momento, um sinal de alerta é emitido e direcionado ao Centro de Operações da GMA. Após acionado,o botão de emergência, toda as equipes serão alertadas com informações sobre o local de origem da ocorrência. As viaturas mais próximas já se deslocam de maneira prioritária para o local, além do acionamento de outras equipes de reforço (como a ROMU e Polícia Militar).  
Ainda segundo Argati, a equipe da Patrulha Escolar Comunitária já está percorrendo as escolas e Cmei’s para o cadastramento do aplicativo nos aparelhos celulares e repassando orientações aos profissionais da educação que terão acesso. “É muito semelhante ao app ‘GM 153’ – que desenvolvemos há dois anos e tem dado 100% de êxito em sua execução”, acrescentou. Até agora, 22 instituições de ensino já foram instruídas e passam a contar com a aplicativo “Escola Segura”. O aplicativo também estará disponível para utilização das escolas particulares e outros locais de ensino. A GM e PM têm marcado presença ativa nos entornos das instituições de educação. 
Para aderir ao app “Escola Segura” é necessário entrar em contato com a Patrulha Escolar Comunitária da Guarda Municipal para preenchimento de formulário e orientações. Ligue: 3902-1010. 
Participaram também do ato o vice-prefeito Jair Milani, demais secretários municipais, delegado chefe da 22ª Subdivisão da Polícia Civil, Dr. Maurício de Camargo, vereadores da base aliada, representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores e diretores, familiares de alunos da rede municipal, estudantes das escolas com ensino cívico-militar, Conselho Tutelar e representantes da 7ª CIPM.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/11737_noticia_arapongas-lanca-aplicativo-de-emergencia-escola-segura

Voltar ao Topo do Site