XIII Conferência de Saúde debate garantia de direitos, SUS e democracia

SAÚDE | Em 13/03/2023 às 10h46 - Por Assessoria de Imprensa
Sec de Saúde, Paludetto Jr, durante XIII Conferência de Saúde

Na última sexta-feira, 10, o Conselho Municipal de Saúde de Arapongas (CMS), com apoio da Secretaria de Saúde, abriu a XIII Conferência Municipal de Saúde, no salão paroquial da Igreja Pallotti. Trazendo em discussão o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia”, o encontro reuniu diversas autoridades, profissionais da área, representantes de entidades, clubes de serviços e a sociedade em geral. Na abertura, o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, falou sobre a importância do evento, tendo em vista o planejamento das ações e serviços de saúde do município para os próximos quatro anos. “Desde a nossa última Conferência Municipal de Saúde em 2019, muita coisa mudou. Os serviços de saúde tiveram que realizar uma mudança de rota para que pudessem se adequar aos diversos estágios da pandemia que vivemos principalmente entre março de 2020 até março de 2022. Porém, a maior conquista da saúde de Arapongas foi poder chegar no final de 2022 com a menor taxa de mortalidade infantil da história. E é por isso, que as discussões trazidas para a conferência colaboram para a estruturação da saúde pública – nos próximos quatro anos, resultando na implementação de ferramentas que vêm para contribuir positivamente para o setor”, disse. Ele também agradeceu e mencionou a efetividade dos quase 900 profissionais da saúde do município de Arapongas, além dos prestadores de serviços do SUS e hospitais.

Antecipando a XIII Conferência Municipal de Saúde, cinco Pré-Conferências foram executadas; em diferentes pontos da cidade. Para o diretor em Saúde da 16ª Regional de Saúde, Marcos Vinícius de Oliveira da Costa, todos os encontros são cruciais para encaminhamento de propostas também a nível nacional. “Temos certeza de que as propostas que já elencadas nas Pré-Conferências trazem um forte direcionamento para a XIII Conferência Municipal, servindo de caminho também para a etapa estadual, e até mesmo para a Conferência Nacional”, citou.

Com grande presença popular, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Zanatta, frisou a relevância da participação da comunidade nas discussões voltadas à saúde. “Este é um setor que atinge diretamente inúmeras pessoas. E nada mais representativo do que a participação de profissionais ligados à saúde e autoridades, mas mais do que isso é a interação daquele que utiliza o serviço público em saúde. Estamos contentes com esta adesão”, pontuou.

Onofre salientou a grande relevância da participação ativa e alinhada de toda as esferas (municipais, estaduais e federais) na construção de uma saúde sólida. “A cada dia nós aprendemos algo novo sobre como gerir a saúde pública. Mas é importante entendermos que a junção de esforços é fundamental. Sozinhos os municípios não conseguem arcar com os custos, e isso interfere no resultado final. Por isso, uma reavaliação dos consórcios em saúde se faz necessária. E este é um espaço importante para discussão desses pontos”, falou. Ele ainda citou a importância de investimentos em tecnologia para reduzir custos dentro da saúde pública e qualificação profissional.

Logo em seguida, os presentes acompanharam uma palestra com o Nestor Werner Júnior - diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

A programação se estendeu até o sábado, 11, com debates, apresentação de propostas, escolha de Entidades para participação da etapa estadual, trabalhos em grupos e eleição dos Conselheiros Municipais de Saúde (2023/2026).

Composição do Conselho de Saúde

Segmento de Gestor

Segmento de Prestador

Irmandade Santa Casa de Arapongas e HONPAR.

Segmento de Trabalhador

-SindSaúde

Sindmed Londrina

SISPAMAS

COREN

Segmento de Usuários

ONG Olho D'água

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapongas

Pastoral da Criança

Pastoral da Saúde

Associação de Moradores Ulisses Guimarães

Associação de Moradores do Padre Chico

UAMMA

Entidade Religiosa Ilé Àse Ti Tòbi Ìyá Àfin Òsùn Aláketú.