Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Prefeitura inaugura CMEI do Piacenza e segue reduzindo fila de espera

EDUCAÇÃO | Em 02/03/2023 às 14h22, atualizado em 02/03/2023 às 14h46 Por Assessoria de Imprensa
Prefeitura inaugura CMEI do Piacenza e segue reduzindo fila de espera

Buscando ampliar o atendimento de alunos de seis meses a cinco anos, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou nesta quinta-feira, 02, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luciana Regina dos Santos Ruis, na região do Conjunto Piacenza. O novo espaço resultou de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, que doou o terreno, e a Igreja Congregação Cristã do Brasil, que através de obreiros voluntários executou os serviços. O CMEI conta com mais de 353 metros de área construída, contendo quatro salas de aula – sendo duas para berçário e turmas do Infantil, área livre, refeitório, cozinha, um pátio externo, sanitários, fraldário e lactário. O novo espaço tem capacidade para atender 80 alunos – do berçário ao Infantil III. 
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do vice-prefeito Jair Milani, secretários municipais, como a da pasta da Educação, Cristiane Rossetti, vereadores da base aliada, representantes da Igreja Congregação Cristã do Brasil, entre eles, o presidente administrativo da Congregação Cristã do Brasil/ Arapongas, Bento Machado Neto, Silvio Maldonado, que também teve forte atuação na construção, secretário administrativo da Congregação Cristã do Brasil/ Arapongas, Dr. Fábio Viana Barros, familiares da homenageada, da diretora a assumir a gestão do CMEI, Adélia Regina Porcel e comunidade da região. 
Para a secretária, Rossetti, um dia de muita alegria para o setor da Educação. “ Uma emoção que toma conta. Obras que vêm ao encontro das necessidades do setor e, neste caso, atenderá os nossos pequenos alunos – do berçário, Infantil I, II e III. Uma obra ligada ao bem-social, que contribui com a formação de cidadãos”, disse. 
A primeira-dama Gisele Salles e a secretária de Governo, Lúcia Golon, entregaram u m buquê de flores para as filhas da homenageada. Em momento de muita emoção, uma das filhas da homenageada, Larissa Ruis Tavares, falou do sentimento em ver um projeto como este levar o nome de sua mãe. “Nossa família agradece a todos os envolvidos. A “Tia Luciana”, ou professora Lu, amava o que fazia. Tinha o dom de educar e entusiasmo pela função. Virtudes marcantes de uma pessoa que merece ser lembrada e com carinho, respeito e admiração”, disse.
Representando a Igreja, Bento Machado Neto disse que a obra faz jus ao sentimento de amor ao próximo, além de homenagear um membro querido da Congregação Cristã em Arapongas. “A irmã Luciana foi uma grande amiga. E esta é uma obra fundamentada no amor. Através de ofertas voluntárias e muita dedicação. Contamos com a ajuda de irmãos de outras Congregações do país. Algo possível também graças à manifestação do município com a doação do terreno que incentiva tal prática”, salientou. 
Onofre destacou a importância do passo na busca para a diminuição das filas de esperas para vagas na educação infantil. “A falta de vagas é um problema em muitas cidades. O novo CMEI do Piacenza vem no sentido de buscarmos atender parte dessas crianças, mas sabemos que não é o suficiente. Contudo, um passo importante. Agradecemos o empenho da Congregação Cristã do Brasil, que teve o interesse em ajudar. Um exemplo a ser seguido. Vamos batalhar por mais obras como esta”, salientou. Atualmente, Arapongas conta com 1.600 crianças na fila por vaga em CMEI’s. 


Conheça mais sobre a homenageada

Luciana Regina dos Santos Ruis, nascida no dia 18 de novembro de 1969 na cidade de Campinas – SP, filha de João Coutinho dos Santos e Izabel Pagan dos Santos sendo irmã mais velha, com mais dois irmãos, no ano de 1971 seus pais mudaram-se para Arapongas, quando Luciana tinha dois anos de idade, onde fixaram residência até os dias atuais.
Sendo de uma família humilde e batalhadora, enfrentou grandes dificuldades junto a sua família em sua trajetória de vida, mas com muito empenho, esforço e dedicação Luciana foi a primeira filha a cursar o Magistério e ingressar na vida acadêmica no curso de Pedagogia, sendo esta sua paixão desde o início. 
No ano de 1986, aos 17 anos iniciou sua carreira profissional na Prefeitura do Município de Arapongas como Professora Alfabetizadora, demonstrando sempre apreço, paixão e dedicação por seus pequenos alunos.
Durante 28 anos de comprometimento com sua profissão, Luciana atuou como Professora, Coordenadora e Diretora sendo todas essas funções exercidas com maestria, atuou nas seguintes escolas municipais: Dr. Antônio Grassano, Albor Pimpão Ferreira, Padre Germano Mayer, Presidente Getúlio Vargas e Prof. José de Carvalho onde trabalhou, cultivou laços de amizade, admiração e respeito por parte dos seus colegas de trabalho, bem como de todos os envolvidos na Educação do Município de Arapongas, e de seus queridos alunos e comunidade escolar. 
Sempre muito elogiada por sua educação, competência, doçura e disposição para com seu trabalho e tendo um bom relacionamento social com as pessoas ao seu redor.
Luciana foi casada, teve duas filhas, era uma mulher com muita fé um grande exemplo a ser seguido. Mas conforme a vontade de Deus entre os anos de 2013 a 2015 ela foi acometida por uma grave doença, onde enfrentou uma dolorosa batalha, mas sempre ao seu lado, sua família, vindo a falecer no dia 14/12/2015.
Deixa muitas saudades e um legado de ensinamentos valorosos para todas as pessoas que    a conheceram e para com a Educação do nosso município, com a certeza de O SENTIMENTO DE DEVER cumprido.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/11593_noticia_prefeitura-inaugura-cmei-do-piacenza-e-segue-reduzindo-fila-de-espera

Voltar ao Topo do Site