Obras de pavimentação, drenagem e acessibilidade se aproximam dos 80% em Aricanduva

OBRAS | Em 19/01/2023 às 14h55, atualizado em 19/01/2023 às 14h57 Por Assessoria de Imprensa
Avançam obras de infraestrutura urbana em Aricanduva

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Desenvolvimento Urbano (Seodur), os serviços de infraestrutura urbana no distrito de Aricanduva têm seguido o cronograma. Trata-se da pavimentação em CBUQ da Rua Guarani, que também conta com terraplanagem, base e sub-base, revestimento, meio-fio e sarjeta, serviços de urbanização, sinalização de trânsito, rede de drenagem de águas pluviais, iluminação pública e serviços diversos. Com 76% dos trabalhos executados, com etapas de drenagem e pavimentação já concluídas, as equipes atuam na construção das calçadas e instalação da parte de iluminação pública. Como já mencionado pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, a Rua Guarani se tornará uma avenida. “Contando com canteiro central e outras melhorias, a obra trará fluidez no trânsito, promovendo o desenvolvimento urbano do distrito”, avalia o prefeito. Com recursos a fundo perdido do Governo do Paraná, a obra em Aricanduva conta com investimento de R$ 1.397.476,58.
MAIS SERVIÇOS
Por meio da atual gestão, o distrito de Aricanduva já recebeu vários outros serviços e investimentos ao longo dos últimos anos. Entre eles: construção do Módulo Policial - localizado na Rua Caiapó, s/n, instalação da sede da Gerência Distrital (na Avenida Guarani, nº 787), que atua como uma subprefeitura, recebendo e encaminhando demandas da comunidade para o gabinete do prefeito e as secretarias municipais, e a iluminação pública do trecho entre Arapongas e o distrito, através da BR-369. A obra, numa extensão de 6 quilômetros, foi executada através de parceria entre o município e a concessionária Viapar, sendo que R$ 2 milhões foram recursos destinados exclusivamente à iluminação. O município entrou com uma contrapartida de R$ 330 mil, referente aos postes metálicos. Destaque também para a pavimentação da Rua Rouxinol – trecho entre o Parque Industrial XI até a entrada da Estrada da Colônia Esperança – num investimento de R$ 2.328.815,85 – e a recuperação asfáltica de lá até Aricanduva, garantindo uma segunda ligação entre o distrito e a cidade, obra que era esperada pela população há décadas.
Aricanduva também conquistou, recentemente, a construção da Gruta de Nossa Senhora do Ghisallo – uma obra da Paróquia Bom Jesus, através do padre Lino Batista, com apoio da Prefeitura de Arapongas. Nossa Senhora do Ghisallo é a padroeira dos ciclistas e o local serve como ponto de apoio, descanso e orações para os amantes do pedal que circulam diariamente pela região.