Castrapet realiza 285 atendimentos em Arapongas; nova etapa acontece em janeiro

MEIO AMBIENTE | Em 23/11/2022 às 15h35, atualizado em 23/11/2022 às 15h39 Por Assessoria de Imprensa
Castrapet atende 285 atendimentos em Arapongas; nova etapa acontece em janeiro

Arapongas recebeu nos dias 21 e 22 de novembro uma nova edição do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) 285 castrações foram realizadas – entre cães e gatos. Além da castração, os animais foram microchipados. Foi disponibilizada a medicação necessária (para o pós-operatório dos animais) e carteirinha de vacinação com orientações. CIRURGIAS – As cirurgias foram feitas dentro do castramóvel; com estrutura montada no Centro Social Urbano (CSU), com veículo equipado para garantir a segurança dos pets durante os procedimentos. Foi necessário que os tutores respeitassem o jejum absoluto (comida e água) dos animais por oito horas antes da castração - medida necessária para a boa recuperação da anestesia.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhou parte das ações, junto ao secretário da pasta, Renan Franzin Manoel e vereadores da base aliada. “Tivemos uma boa adesão dos tutores de cães e gatos da nossa cidade. Abrimos os cadastros em setembro e, até o dia 31 de outubro os interessados puderam se inscrever  - para participação nas edições de novembro/ janeiro 2023. Esta é a segunda realização do castrapet em nossa gestão. Uma ação que promove bem-estar aos animais, além de promover o controle de zoonoses - doenças que passam dos animais para os humanos”, falou Onofre. Uma nova edição está prevista para ser realizada no 14 de janeiro de 2023.

No ano passado, 209 animais foram atendidos em Arapongas. A ação foi promovida pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pelo cadastro das famílias beneficiadas.

SAÚDE ÚNICA – O Programa CastraPet Paraná foi pensado dentro da política de saúde única da Secretaria, visando o bem-estar animal e humano e trabalhando na prevenção de zoonoses envolvendo o meio ambiente. Além de prevenir doenças, como o câncer, e outro objetivo do programa é evitar o nascimento desenfreado de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos, como abandono dos animais.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) - situada na Rua Marabu, nº800 – Centro (de segunda a sexta-feira/ das 9h às 11h e das 13h às 17h). TELEFONE: 3902 – 1194.