Escolas Municipais comemoram conquistas através de projeto “Horta do Futuro”

EDUCAÇÃO | Em 23/11/2022 às 14h25, atualizado em 23/11/2022 às 14h27 Por Assessoria de Imprensa
Escolas Municipais comemoram conquistas através de projeto ?Horta do Futuro?

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, parabenizou a conquista da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, da Vila Sampaio, e da Escola Municipal Professora Nereide de Souza Camargo, do Conjunto Centauro, premiadas durante o Concurso Cultural Televisando 2022 – promovido pelo Instituto GRPCOM. O reconhecimento se deu pelos trabalhos desenvolvidos dentro do projeto “ Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia, desenvolvido com alunos dos 5º anos. Os trabalhos têm por objetivo conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco também no ensino de robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas. As ações contam com a participação das Secretarias de Educação e Meio Ambiente. “ Obrigada pela confiança no nosso trabalho. Nossas escolas ganharam uma horta e nossos alunos um laboratório vivo, onde foram os protagonistas do processo ensino aprendizagem”, afirmaram as professoras responsáveis pelas turmas, Mari Calisti e Giselly Valente.

Onofre reforçou ainda o intuito de estender as atividades nas demais Escolas Municipais. “ É algo muito bacana e que nos dá muito orgulho. Um projeto recente e inovador que tem dado bons resultados”, falou.

Participaram também do ato a secretária da Educação, Cristiane Rossetti, equipe pedagógica da Semed, coordenadora de projetos, Rosângela Alvarenga, vereador Cecéu e a diretora da Escola Getúlio Vargas, Teresa Gomes.

VOCÊ SABIA?

Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia, detalha outras nove etapas, com o passo a passo até a implantação da horta, o cultivo e o encaminhamento para a cozinha da escola, onde a colheita poderá servir de complemento para a merenda ou em receitas apresentadas pelos próprios alunos. Uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta como problemática. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores. Eduardo Carriça, agricultor e design gráfico de Sabáudia, faz a assessoria na implantação do projeto. Ele é o responsável pela Terra Planta – Sistemas Agroflorestais na Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia.