PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeitura reforça sobre cadastramento para doação de sangue; saiba como participar

SAÚDE | Em 17/11/2022 às 10h18, atualizado em 17/11/2022 às 10h31 Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a ação de doação de sangue – realizada na última terça-feira de cada mês. Segundo a Saúde, as vagas ainda não foram totalmente preenchidas e, o município necessita de doadores voluntários.

COMO PARTICIPAR?

Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta, 09h às 11 e das 13h às 17h, pelos telefones: 3902-1184 e 3902-1182 ou também presencialmente, na Secretaria de Saúde, nestes mesmos dias e horários.

FORMULÁRIO – Através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQPN-KOfE2bwnYPDPryUbyY0btznCfQ1nG2s6cah4HLohUIA/viewform a população pode se cadastrar para as próximas ações de doação de sangue.

ONDE ACONTECE?

A doação é realizada no prédio do Laboratório Municipal, ao lado da UPA do Jardim Caravelle (Rua Atingau, s/n, das 13h às 16h).

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

Qual o intervalo entre as doações de sangue?
RESPOSTA: Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano.
Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações ao ano.
Veja abaixo os critérios para poder ser doador:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
- Observação: Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.
- Pesar no mínimo 51Kg na balança do HEMEPAR
- Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)
- Alguns fatores impedem de ser doador. Para saber quais são estes critérios, acesse: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue

VOCÊ SABIA?

Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

Na sequência, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado. HEMEPAR – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

FONTE: SESA