PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeito acompanha 1º Pedal de Nossa Senhora do Ghisallo em Aricanduva

ESPORTE | Em 16/11/2022 às 15h05, atualizado em 16/11/2022 às 15h06 Por Assessoria de Imprensa
Prefeito acompanha 1º Pedal de Nossa Senhora do Ghisallo em Aricanduva

No último domingo, 13, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, prestigiou o “ 1º Pedal Nossa Senhora do Ghisallo”, no Distrito de Aricanduva. O evento reuniu diversos ciclistas de Arapongas e região. Aricanduva se tornou um ponto de referência aos adeptos do esporte com a instalação da gruta e ponto de apoio, descanso e orações para milhares de amantes do pedal que circulam diariamente pela região. O espaço foi uma obra da Paróquia Bom Jesus, de Aricanduva, através do padre Lino Batista, com apoio da Prefeitura de Arapongas. “ Prestigiamos este grande evento, marcando uma obra tão esperada pela comunidade, e em especial, pelos praticantes do ciclismo. Ficamos contentes com o resultado do projeto e com a participação efetiva da população”, falou Onofre.

ORIGEM
Madonna di Ghisallo é nome de uma colina na região da Lombardia, norte da Itália. A colina foi batizada após uma "aparição da Virgem Maria" ao Conde Ghisallo que, na Idade Média, ao ser atacado por bandidos, se refugiou em uma capela e lá disse ter visto sua imagem.
Como a região fazia parte do Giro di Lombardia, importante prova ciclística italiana, o padre local, Ermelindo Viganò, propôs que a santa fosse declarada padroeira dos ciclistas. A sugestão foi acatada pelo Papa Pio XII e a igreja de Nossa Senhora de Ghisallo foi consagrada oficialmente em 1949.
O santuário se tornou um centro de romaria de ciclistas do mundo todo e acabou se transformando em um pequeno museu do ciclismo. As paredes da capela são adornadas por camisas de ciclistas famosos, flâmulas de equipes, além de fotos e bicicletas, dentre as quais se destaca a do ciclista italiano Fabio Casartelli, campeão olímpico de 1992, em Barcelona, e que morreu durante uma etapa do Tour da França em 1995. Com o tempo, a coleção da capela ficou tão grande que, ao seu lado, foi criado o Museu do Ciclismo para guardar parte do acervo.
Na capela há também uma chama eterna, em homenagem a todos os ciclistas que já morreram.