Semed participa de encontro sobre transição de estudantes do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental

EDUCAÇÃO | Em 10/11/2022 às 15h01, atualizado em 10/11/2022 às 15h02 Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participa nesta quinta-feira, 10, do encontro promovido pelo Núcleo Regional de Educação e Secretaria da Educação e do Esporte (SEED), no Cine Teatro Fênix. A oportunidade debate ações relacionadas aos processos de transição dos alunos dos 5º anos aos 6º anos – do Ensino Fundamental.  Representam Arapongas diretores e supervisores das Escolas Municipais, técnicos da Semed e diretores dos Colégios Estaduais. Os temas norteiam: “ “Caderno de Transição do 5.º para o 6.º ano do Ensino Fundamental: Ações Pedagógicas Articuladas”. A diretora do Ensino Fundamental, Vandrea Cestari, explica a importância dessas ações, levando em conta as mudanças significativas que esta transição entre as séries marca nos estudantes. “ É um processo que envolve diferenças na organização escolar e também no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ao mudar de fase, o aluno enfrenta dificuldades como: aumento de número de professores, aulas mais curtas, troca de colegas de classe. Esse suporte entre os colégios estaduais e municipais é de extrema importância para os alunos e os docentes”, disse. O evento segue até às 17h, debatendo questões que fazem parte do cotidiano escolar, com proposições de práticas pedagógicas que assegurem aos estudantes do Ensino Fundamental público do Paraná um percurso contínuo ao longo de toda essa etapa da Educação Básica. Além de ter como finalidade contribuir para vislumbrar possibilidades, a partir de ações práticas a serem desenvolvidas em conjunto, pelas instituições das redes municipais e estadual de ensino.