PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas inicia construção do CAPS-i para atendimentos de crianças e adolescentes

SAÚDE | Em 22/06/2022 às 14h49, atualizado em 22/06/2022 às 14h59 Por Assessoria de Imprensa
CAPS-i será voltado para o atendimento de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur), iniciou a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-i) Infantil para atendimentos de crianças e adolescentes. A estrutura vem sendo instalada em terreno próximo ao CAIC, na região do Jardim Lorena. A obra está orçada em R$ 2.699.535,76, sendo que desse valor o deputado federal Luciano Ducci (PSB) viabilizou R$ 1,48 milhão para a construção civil e mais R$ 20 mil para a aquisição de equipamentos, processo que também a articulação do vereador Márcio Nickenig. Já o restante da verba (R$ 1.631.535,76) é contrapartida no município.
O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, comemorou o início da construção. “A obra está na fase da fundação. É o começo da realização de um grande anseio da atual administração. O CAPS Infantil contará com diversas especialidades, como psicólogos, médicos, equipe de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais e profissionais para as atividades psicomotoras, dando o suporte necessário para as crianças e adolescentes, com atendimentos psicossociais estratégicos”, disse.
ESTRUTURA – Segundo a Seodur, o novo CAPS-i terá uma área a construir de 791,87 m². Entre os principais ambientes estão: duas áreas de convivência externa, recepção – espaço de acolhimento, auditório com 42 lugares, refeitório, espaço de convivência, cozinha, duas salas de atividades coletivas, três salas de atendimento individual, posto de enfermagem, sala de reuniões, sanitários (também adaptados), posto de enfermagem, sala da administração, farmácia, sala de aplicação, quarto coletivo, banheiros, sala de utilidades, jardins, estacionamento, almoxarifado, áreas de circulação, varanda, cozinha, entre outros.
Atualmente o município já conta com o CAPS II e CAPS AD.

Construção do CAPS-i