Saúde celebra Semana Municipal do doador de sangue com ações de coletas

SAÚDE | Em 18/11/2021 às 15h50, atualizado em 18/11/2021 às 16h39 Por Assessoria de Imprensa
Saúde celebra Semana Municipal do doar de sangue com ações de coletas

Comemorando a Semana Municipal do doador de sangue -  Lei 3.761 de 27 de abril de 2010 e publicação da Lei 4.938 de 19 de março de 2021, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início nas coletas de sangue. Após a realização de reuniões entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemonúcleo de Apucarana, o município de Arapongas passará a ter um ponto de coleta de sangue. O "Dia Municipal do Doador de Sangue", será comemorado anualmente no dia 18 de novembro.

Conforme explica o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, o ato começará com uma ação de coleta no mês de novembro e outra no mês de dezembro; destinada aos servidores municipais. A partir de 2022, o número de coletas aumentará gradativamente até que seja possível a realização de coletas semanais – aberta para toda a população.  “ Esta primeira coleta será realizada com os servidores do município, e a partir de dezembro a coleta já poderá ser realizada com a população em geral. A Secretaria de Saúde vai realizar um pré-cadastro de doadores para que estas pessoas possam ser convocadas nas respectivas datas que serão realizadas as coletas” explica.

A primeira coleta está programada para o dia 23 de novembro e estão previstos 50 doadores. O local escolhido foi o prédio do Laboratório Municipal que fica ao lado da UPA (Rua Atingau s/n, J. Caravelle). “ Temos trabalhado ouvindo as demandas da população durante estes anos e este projeto faz parte do Plano de Governo 2021-2024 do prefeito Sérgio e vice-prefeito Jair Milani. O sentimento é mais uma vez de muita alegria por mais esta conquista”, enfatiza Paludetto Jr.