Informe da dengue: Arapongas registra 66 notificações e nenhum caso confirmado

SAÚDE | Em 11/11/2021 às 14h15, atualizado em 11/11/2021 às 14h16 Por Assessoria de Imprensa
Informe da dengue: Arapongas registra 66 notificações e nenhum caso confirmado

O novo Informe da dengue em Arapongas; de 31/10 a 06/11, mostra que o município permanece com nenhum caso da doença registrado. O relatório traz ainda: 66 notificações; 18 em investigação e 48 negativos. Na semana anterior – de 24 a 30/10, os dados apontaram 58 notificações; 24 em investigação e 34 negativos. “ Há mais de 11 semanas consecutivas não temos registro de dengue em Arapongas, mas os cuidados devem continuar. Estamos atentos e pedimos a colaboração e dedicação de cada um. A luta no combate ao aedes aegypti deve ser constante”, frisa o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

AÇÕES

O Controle de Endemias, tem fortalecido o trabalho de combate à dengue através de interações com professores e alunos das escolas municipais. Ainda no período das aulas remotas, uma parceria entre as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde proporcionou a entrega de cartilhas, com informações de combate e prevenção ao Aedes aegypti - causador da dengue, zica e chikungunya. Agora, com o retorno das aulas presenciais, as ações ganham mais força. As instituições de ensino têm faixas oficiais da campanha, com os dizeres: “DENGUE, a melhor prevenção é a sua participação. #todosnocombate/ Estamos em alerta!”. O objetivo central é chamar cada vez mais a atenção da população para os cuidados básicos, porém essenciais no combate e prevenção.

NO PARANÁ

O boletim semanal da dengue publicado na terça-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 361 casos confirmados. São 24 casos a mais que o informe anterior. Os dados são do 12º Informe Epidemiológico da dengue, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. Até o momento 68 municípios registraram casos da doença, sendo que 55 municípios confirmaram casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 1.669 casos em investigação e 251 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 7.356 para 7.948. O Estado não registrou nenhum óbito neste período.

FONTE: SESA