Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

VI Encontro Municipal Pró-saúde da população negra e I Conferência Livre de Saúde debatem ações

SAÚDE | Em 03/11/2021 às 16h29, atualizado em 04/11/2021 às 09h02 Por Assessoria de Imprensa

Aconteceu no último sábado, 30, de maneira online e híbrida, o VI Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – Vida longa com saúde e sem racismo de Arapongas – Paraná. O mesmo evento marcou também a realização da I Conferência livre de saúde da população negra e povos e comunidades tradicionais de Arapongas – PR. Promovidos pelas entidades Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana, ambos os eventos trouxeram à tona temas importantes nas áreas de religiões Afro-Brasileiras, saúde, entre outros. A programação aprofundada contou com a participação da anfitriã e mediadora, Ìyálòrísá Joilda Ti Òsùn – Joilda Pereira de Jesus (Mãe Joilda), Babá Diba Ti  Iyemonja - Coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), Babálòrìsà  Flávio Maciel, Coordenador do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana (FPRMA), Erika Piovani e Enfermeira Janaína – representantes do HONPAR, representando o município de Arapongas, o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, Marcos Vinícius Oliveira da Costa

Diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana – Secretaria de Saúde do Estado do Paraná – SESA/PR, Thais Caroline Mendes de Souza, coordenadora Executiva da Rede Mulheres Negras Paraná, Ìyálòrísá Sandrali Ti Òsùn, coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde -  RENAFRO – Núcleo Rio Grande do Sul, Babá Flávio Maciel, coordenador do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana (FPRMA), Dr. Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO) – Curitiba, Maria de Fátima Beraldo, da Gestão Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Gestora Pública – Londrina, Izaías de Lima - Associação das Pessoas com Doença Falciforme do Paraná, o vereador Levi Xavier, entre outros convidados.

O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, também representou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. Em fala, Paludetto Jr, reconheceu novamente a importância dos eventos, com o envolvimento e engajamento de fortes representatividades da população negra. “ Tive a honra de participar de cinco desses encontros. Em todos eles, temos o apoio da nossa 16ª Regional de Saúde. É um aprendizado constante. E também o cuidado, atenção e respeito com a população negra da nossa comunidade. A Mãe Joilda faz um excelente trabalho, e sempre terá o nosso apoio. Discussões pertinentes que permitem que demos passos positivos na saúde, e neste caso, da população negra de Arapongas”, frisou.

O VI Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra de Arapongas e a I Conferência Livre de Saúde contam com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Estado da Saúde, Coordenação Estadual DST/AIDS, Honpar; HEMEPAR, Prefeitura de Arapongas, Secretaria Municipal de Saúde, Irmandade Santa Casa, Rede Mulheres Negras PR, AFALP, Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e saúde - FPRMA, Aratintas, Escritório Hércules e Rede LaiLai. 

CONFIRA TUDO O QUE ACONTECEU NO EVENTO ATRAVÉS DO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=9qsOZgZAjgw



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/9859_noticia_vi-encontro-municipal-pro-saude-da-populacao-negra-e-i-conferencia-livre-de-saude-debatem-acoes

Voltar ao Topo do Site