Arapongas confirma novos três óbitos por dengue

SAÚDE | Em 17/04/2024 às 14h04, atualizado em 17/04/2024 às 14h05 Por Assessoria de Imprensa
Arapongas confirma novos três óbitos por dengue.

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou o registro de novos três óbitos por dengue. O boletim oficial foi publicado na última terça-feira, 16, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Tratam-se de óbitos ocorridos no mês de março e que estavam em fase de investigação pela equipe da Secretaria de Saúde do Município e 16ª Regional de Saúde/SESA-PR. Os pacientes são um idoso de 74 anos, uma adolescente de 14 anos e outra jovem de 18 anos. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, todos possuíam comorbidades e passaram por internamento em hospital do município. O primeiro óbito por dengue em Arapongas neste período epidemiológico - teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano, ocorreu no último dia 08 de fevereiro.

O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, lamentou as mortes e reforçou para as ações estratégicas desenvolvidas pelo município. “Além das campanhas publicitárias, o município tem feito um trabalho consistente de forma intersetorial como mutirões de limpeza, trabalhos com os alunos da rede municipal, além de disponibilizar os atendimentos de forma ampliada nas Unidades Básicas de Saúde, fornecendo todo o suporte necessário nos Prontos Atendimentos para os casos mais críticos”, salientou. Além disso, monitoramento de pontos estratégicos, palestras nas empresas, atendimento de denúncias e bloqueio com bomba costal nas regiões com casos confirmados estão entre as ações de rotina da equipe de combate às endemias.

Balanço de ações - Entre as ações de destaque constam as forças-tarefas executadas no mês de março. Por meio delas, o município recolheu cerca de 300 caminhões de entulhos - em 26 pontos de ação. Nos bairros em que foram instaladas as armadilhas para retirada dos ovos do mosquito, mais de 278 mil ovos foram recolhidos, colaborando para a redução da taxa de reprodução do aedes aegypti.

A secretaria de Saúde reitera também que tem trabalhado de forma integrada entre o Controle de Endemias, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária (Unidades de Saúde) e Prontos Atendimentos com o objetivo de eliminação dos focos, diagnóstico e suporte às pessoas com sintomas.

BOLETIM

Arapongas apresenta ainda 3.389 notificações; 1.861 casos confirmados; 230 em investigação e 1.298 casos negativos. O Informe Epidemiológico divulgado pelo Controle de Endemias refere-se entre os dias 07/04 a 13/04.

NO PARANÁ

O Paraná totaliza 140 mortes pela doença no atual período epidemiológico, que iniciou em julho de 2023. Os dados do 32º Informe Epidemiológico apresentam também 219.045 casos confirmados, 34.226 a mais em relação ao informe anterior, além de 451.280 notificações e 97.083 casos em investigação.