PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Primeiro dia do IV Festival Jogos Florais de Arapongas tem diversas apresentações artísticas

CULTURA | Em 22/09/2022 às 09h27, atualizado em 22/09/2022 às 09h36 Por Assessoria de Imprensa
IV Festival Jogos Florais de Arapongas tem diversas apresentações artísticas

Começou ontem, 21, o IV Festival Jogos Florais. Reunindo as modalidades de dança, música e desenho, o Cine Teatro Mauá foi palco de diversas apresentações, com a participação das escolas municipais, colégios estaduais, Centros Municipais de Educação Infantil, ONG’s, entidades e associações. A abertura do evento foi por conta do músico, saxofonista e flautista José Edson, também conhecido por Zé Coltrane. Ele é um dos integrantes da banda Big Band de Arapongas.  Também se apresentaram no primeiro dia do evento: grupo de Ballet Carine Matias; Colégio Estadual Antônio Garcez Novaes; Academia Fórmula Feminina Dança e Fitness; Casa do Bom Menino de Arapongas; Escola Municipal Padre Chico; Arte & Vida – Centro de Convivência; e Escola Municipal Padre Germano Mayer. A criadora do evento, Luciene Madeira, se disse entusiasmada com o primeiro dia. “ Foi tudo muito lindo e especial. Todos empenhados em mostrar arte”, falou. O IV Festival Jogos Florais segue ainda com apresentações nesta quinta-feira, 22. (Ver cronograma completo nas imagens). O evento contou com a presença da secretária da Educação, Cristiane Rossetti, representantes do Conselho Tutelar de Arapongas, do diretor do Colégio Estadual Professor Anésio Alves de Azevedo, Leandro Camparoti, e população em geral.

O Festival Jogos Florais de Arapongas é uma realização da Sabima – Amigos da Biblioteca Machado de Assis, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).Os selecionados nesta etapa, participarão do XXXV Jogos Florais de Arapongas, que vão ser realizados no dia 16 de outubro, às 16 horas, e de 17 a 22 de outubro, às 19h, no Cine Teatro Mauá.

Evento segue até sexta-feira, 23

No último dia de evento -  a ser realizado nesta sexta-feira, 23, o IV Festival Jogos Florais receberá o espetáculo “Cooperativa Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas. A peça começa uma circulação por outras nove cidades paranaenses. Todas as apresentações terão intérprete de Libras e trazem no elenco os atores Bárbara Bittencourt; Bianca Cristina; Nathália Kretschmer e Pedro H. Daniel, sob direção de Jéssica Fiñana. O tema central é o cooperativismo, mostrado a partir de uma história leve e engraçada que se passa com os moradores de um cortiço onde todo mundo participa da vida de todo mundo e todos estão sempre de alguma forma colaborando com o bem-estar do outro. “Desde o começo do processo cênico buscamos trabalhar de forma colaborativa, desde os estudos teóricos acerca do tema, como também nas práticas de criação”, comenta a diretora.

Os personagens vivem no Cortiço Fuzuê. Tito é um menino curioso que sonha em ser diretor de cinema e adora tecnologia. Vó Zildinha é uma boleira de mão cheia, famosa na vizinhança. Juntos, eles decidem ampliar as vendas gravando vídeos para as redes sociais, mas com o sucesso alcançado, surge a necessidade de ampliar a empresa e os personagens decidem criar uma cooperativa. O objetivo é levar reflexões sobre como o trabalho coletivo pode ser uma forma de organização social.

“A peça não foi pensada para ser uma aula de empreendedorismo, mas sim para mostrar que o espírito cooperativo de ajuda ao próximo é inerente às pessoas e pode ser utilizado para pensar ações que promovam um bem maior e tragam benefícios coletivos”, diz o produtor Alan Gaitarosso.

Até o final do mês a montagem vai passar por Atalaia, Terra Boa, Centenário do Sul, Jussara, Paiçandu, Rolândia e São Jorge do Ivaí. No projeto também estão previstas oficinas de teatro gratuitas que irão compartilhar o processo de criação utilizado no espetáculo. As oficinas são direcionadas a pessoas acima de 14 anos, com ou sem experiência de teatro.

A sexta-feira, 23, também contará com as demais apresentações: música, dança e desenho.

Prefeito Sérgio Onofre e equipe organizadora do evento