Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas lança campanha Setembro Verde e abre Semana da Pátria

ADMINISTRAÇÃO | Em 01/09/2022 às 10h40, atualizado em 01/09/2022 às 10h59 Por Assessoria de Imprensa
Arapongas lança campanha Setembro Verde e abre Semana da Pátria

A Prefeitura Municipal de Arapongas abriu nesta quinta-feira, 01, as atividades da Semana da Pátria; momento de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, e também o cronograma de ações da campanha “Setembro Verde” que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. No primeiro, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, o comandante da 7ª CIPM, major Israel Aparecido de Carvalho, representando o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana (30ºBIMEC), 1º tenente, Agemir Augusto Pereira, e representando o Corpo de Bombeiros de Arapongas, subtenente Da Silva, efetuaram o hasteamento das bandeiras de Arapongas, do Brasil, do Paraná e do Mercosul. O tradicional cerimonial contou também com a presença do vice-prefeito, Jair Milani, dos secretários municipais, vereadores da base aliada, servidores municipais, alunos da APAE, Colégio Prisma e estudantes da Escola Municipal Drª Maria Hercília Horácio Stawinski, na região da Zona Sul, a primeira da Rede Municipal em todo o Paraná a implementar o ensino cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano.

Em seguida, o lançamento oficial da campanha Setembro Verde reuniu diversos profissionais da saúde. As ações são uma parceira da Prefeitura de Arapongas, Hospital Norte Paranaense – Honpar, Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Unopar e Sesa.  A coordenadora geral da CIHDOTT, a enfermeira Elza de Lara Bezzera, abriu os trabalhos falando da relevância do movimento. “ Fatalmente, algum de nossos familiares, em algum momento, vai contemplar uma lista de espera para o recebimento de algum órgão ou tecidos. Por isso, o Setembro Verde vem para conscientizar as famílias para que conversem sobre essa forma de doação. O nosso corpo é o que nós mais temos de sagrado, e decidir o que vamos fazer quando a morte chegar poderá ajudar tantas outras vidas. A chance de nós precisarmos de um órgão é quatro vezes maior do que a de sermos um doador. A prefeitura de Arapongas sempre tem apoiado essa iniciativa. E juntos, conseguimos dar passos positivos neste sentido”, disse. Bezzera também reforçou o cronograma de palestras e capacitações voltadas para os profissionais da saúde. As atividades intensificam os treinamentos voltados à doação. Onofre foi presenteado com um broche; símbolo da causa. Ele também mencionou sobre a importância dos eventos. “ Abrimos o mês de setembro com eventos marcantes. A semana da pátria simboliza a força e garra do povo brasileiro. Arapongas é uma cidade que segue firme graças ao apoio de cada um. Acredito que o nosso país dará ainda mais certo, com um futuro digno a todos os cidadãos e cidadãs. Além disso, damos boas-vindas para a campanha que promove o amor ao próximo, a doação de órgãos e tecidos. A prefeitura é parceira nesta causa e está à disposição”, concluiu.

VOCÊ SABIA?

Arapongas instituiu dia municipal do doador de órgãos e tecidos

Desde o ano passado, passou a fazer parte do calendário de Comemorações Oficiais do Arapongas o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, também conhecido como o “Dia Verde”, a ser celebrado anualmente no dia 27 de setembro. A lei nº. 4.997, de 24 de setembro de 2021, foi sancionada pelo prefeito Sérgio Onofre. INICIATIVA - A servidora municipal, Elda Barros, foi uma das grandes incentivadoras para a criação do Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, projeto que passou pela Câmara de Vereadores, sendo provado por unanimidade. “ Há oitos anos perdi um filho. E nesse momento de dor fui orientada a doar os órgãos do meu filho. Não foi uma decisão fácil, na hora. Mas mesmo assim aceitei que fosse doado os órgãos dele. E com esse ato, ajudamos a salvar outras nove vidas. E desde então, eu sou grande incentivadora desta atitude. Mesmo com a nossa partida podemos ajudar muitas pessoas e distribuir vida. Uma forma de ajuda que diminui as filas de transplantes”, salientou.

CRONOGRAMAS

Tanto o “Setembro Verde”, como a Semana da Pátria contam com cronogramas específicos. Confira:

SEMANA DA PÁTRIA

- 07/09: Desfile Cívico da Independência. LOCAL: Avenida Arapongas (palanque de autoridades será instalado na Avenida Arapongas, esquina com Rua Íbis). HORÁRIO: 8h00.

SETEMBRO VERDE

05 e 06/09 – Processo de Trabalho na doação de órgãos e tecidos para transplante

LOCAL: Sala de Aula Honpar 1. Público-alvo: enfermeiros supervisores e administrativo do Honpar. HORÁRIO: 13h às 18h. Moderadora: Enf. ME. Elza, de Lara Bezerra. Instrutores: Enf. Carlos Vinícius de Oliveira, Fernanda Tatieli, Jociani Chaves André e Priscilla Henning Alves.

08/09 – Processo de Trabalho na doação de órgãos e tecidos para transplante – Bloco Cirúrgico

LOCAL: Sala de Aula Honpar 1. Público-alvo: Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro Cirúrgico do Honpar. HORÁRIO: 13h às 17h. Moderadora: Enf. ME. Elza, de Lara Bezerra. Instrutores: Enf. Sandro R. de Oliveira e Vitor Artur Perdigão.

09/09 – Processo de Trabalho na doação de órgãos e tecidos para transplante – Bloco Cirúrgico

LOCAL: Sala de Aula Honpar 1. Público-alvo: Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro Cirúrgico do Honpar. HORÁRIO: 08h às 12h. Moderadora: Enf. ME. Elza, de Lara Bezerra. Instrutores: Enf. Sandro R. de Oliveira e Vitor Artur Perdigão.

12 a 16/09 – Cine CIHDOTT – Eu, Você e o processo de doação (Vídeo Institucional – Etapas do protocolo de morte encefálica)

LOCAL: Sala de Aula Honpar 1. Público-alvo: equipe multidisciplinar das Unidades de Terapia Intensiva. HORÁRIO: das 14h às 16h. Moderador: Enf. ME. Leandro Saldivar da Silva. Instrutores: Enf. Sandro. R. de Oliveira e Gabriela H. Fabrício.

13/09 – Sensibilização frente à doação de órgãos e tecidos para transplante

LOCAL: Auditório da 16ª Regional de Saúde. Público-alvo: secretários e profissionais de Saúde da 16ª RS. HORÁRIO: 8h às 12h. Palestrante: Enf. ME. Elza, de Lara Bezerra.

20 a 23/09 - Sensibilização Interna

LOCAL: In Loco. Público-alvo: Colaboradores do Honpar. HORÁRIO: 7h às 17h. Instrutores: Enf. Sandro R. de Oliveira e Gabriela H. Fabrício.

23/09 – Encontro de Ação de Graças para famílias doadoras

LOCAL: Honpar. Público-alvo: familiares de doadores. HORÁRIO: 9h. Moderador: Enf. ME. Elza de Lara Bezerra. Líderes religiosos: PE. Nilson Caetano Ferreira e PR. Claudeir Sanches.

26 e 27/09 – O processo de doação de órgãos no Brasil Dia Nacional de Doação de órgãos

LOCAL: Cine Teatro Mauá. Público-alvo: Equipe Multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde. HORÁRIO: 13h às 17h. Moderador: Enf. ME. Elza de Lara Bezerra. Instrutor: Enf. ME. Leandro Saldivar e Enf. Sandro R. de Oliveira.


Hasteamento das bandeiras

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/11059_noticia_arapongas-lanca-campanha-setembro-verde-e-abre-semana-da-patria

Voltar ao Topo do Site