Servidores participam de curso para formação de agentes socioambientais

SAÚDE | Em 15/06/2022 às 14h17, atualizado em 15/06/2022 às 14h23 Por Assessoria de Imprensa
Servidores durante curso na Estação de Tratamento da Sanepar

Na última semana, servidores da Secretaria Municipal de Saúde ; agentes comunitários de saúde, participaram do curso de formação de agentes socioambientais. O curso conta com a parceira da Sanepar e tem por objetivo contribuir – por meio de intervenções socioambientais e educativas, com o desenvolvimento de um processo de formação que fortaleça a percepção crítica, dentro de uma visão sistêmica do saneamento ambiental. Uma visita até a Estação de Tratamento, Água e Esgoto de Arapongas também fez parte do curso. “ São capacitações necessárias para o aperfeiçoamento dos nossos profissionais. Todo o conteúdo faz ligação com a saúde pública. Temos investido neste sentido, e queremos buscar novos cursos de qualidade. Agradecemos o apoio dos técnicos da Sanepar nesta empreitada”, mencionou o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr.

O conteúdo abrangeu:

- Saneamento Básico: política nacional de saneamento básico e seus fundamentos; água – Direito Humano e Bem Público; política nacional de recursos humanos; disponibilidade hídrica e indicadores de qualidade; sistema de abastecimento de água;

- Esgoto – saúde e qualidade ambiental: o que é esgoto doméstico? Impactos da destinação inadequada do esgoto; sistema de esgotamento sanitário;

- Resíduos Sólidos: política nacional de resíduos sólidos; princípio dos 7R’s; formas de destinação dos resíduos sólidos;

- Drenagem e manejo de águas pluviais: sustentabilidade; consumo consciente.