Retomada da Escolinha de Trânsito marca abertura da Campanha Maio Amarelo

SEGURANÇA | Em 05/05/2022 às 17h05, atualizado em 05/05/2022 às 17h06 Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e Forças de Segurança realizaram nesta quinta-feira, 05, a abertura oficial da Campanha de Trânsito “Maio Amarelo 2022: Juntos Salvamos Vidas”. O ato marcou também a retomada das atividades da Escolinha de Trânsito “Sargento Benedito de Oliveira”, sediada na 7ª CIPM.

Abrindo o evento, o secretário da Sestran, Paulo Argati, enalteceu a importância da campanha que tem como proposta chamar a atenção para os altos índices de mortes e feridos no trânsito, através da conscientização e ações que envolvam toda a sociedade. “ Respeitar o trânsito é priorizar a vida. Em todo o país, ainda registramos altos índices de acidentes, muitos deles que resultam em morte. Por isso, a conscientização e ações corretas são importantes, e grandes aliadas à redução dessas ocorrências. Em Arapongas, vamos reiterar as ações educativas, desde as nossas crianças até os adultos. Todos nós, como cidadãos, estamos integrados ao trânsito, por isso, esta é uma mobilização conjunta”, afirmou.

Onofre reforçou a importância das ações educativas de trânsito. “ Acreditamos na educação de trânsito, por isso, nossas ações são voltadas para uma melhor postura no trânsito, começando desde as nossas crianças. Multa não corrige motorista. Estamos contentes com a retomada da nossa Escolinha de Trânsito”, salientou.

AULAS

A Escolinha de Trânsito “Sargento Benedito de Oliveira vai atender os alunos dos 3º anos, das Escolas Municipais e também particulares. O retorno das atividades conta com uma novidade: o apoio do Grupo de Escoteiros Pássaros da Paz. De maneira voluntária, eles atuarão como instrutores, juntamente com o setor de Trânsito da Guarda Municipal de Arapongas (GMA). Os alunos serão recepcionados em uma sala de aula, aprendendo noções básicas de trânsito. Em seguida, serão encaminhados à Escolinha de Trânsito, que simula uma “minicidade”, colocando em prática o conteúdo absorvido em sala, tais como: o uso do cinto de segurança, o respeito à sinalização de trânsito aos ciclistas e pedestres, através de carrinhos elétricos da Renault, bicicletas e demais acessórios, sempre com o auxílio de Guardas Municipais e Policiais Militares. A Escolinha de Trânsito será coordenada pela GM, Nayara.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Jair Milani, do comandante da 7ª CIPM, Major Israel Ap. Carvalho, diretor da Diretran, Major Gussi, secretário da Educação, professor Peta, chefe da 17ª Ciretran, Laércio Scarpeta, representando o Corpo de Bombeiros de Arapongas, sargento Martins, diretor disciplinar de Ensino da Escola M. Dra. Maria Hercília, presidente do Conseg, Wesley Squilino, presidente do Grupo Escoteiros Pássaros da Paz, Fabrício Garcia, secretário da Semude, Nilson Violato, vereadores, Toninho da Ambulância, Major Arduin, Marcelo Junio, Marilsa Staub, Meyre Farias, Toxinha e Valdecir Pardini, presidente do SIMA, José Lopes Aquino, presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, presidente da OAB Arapongas, Aline Graziele, vereador de Rolândia, Alex Santana e representantes do Conselho Tutelar de Arapongas.