MAIO AMARELO: Arapongas adere à campanha e retoma Escolinha de Trânsito

SEGURANÇA | Em 02/05/2022 às 16h16, atualizado em 05/05/2022 às 16h50 Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), abre o mês de maio aderindo à campanha “Maio Amarelo 2022: Juntos Salvamos Vidas”. O movimento traz a proposta de chamar atenção para os altos índices de mortes e feridos no trânsito, através da conscientização e ações que envolvam toda a sociedade. Em Arapongas, a campanha será marcada também pela retomada das atividades da Escolinha de Trânsito “Sargento Benedito de Oliveira”, sediada na 7ª CIPM; as ações ficaram suspensas por dois anos em decorrência da pandemia.
De acordo com o secretário da pasta, Paulo Argati, as aulas serão terão retorno nesta quinta-feira, 05, às 14h. “Vamos voltar com as aulinhas educativas de trânsito para os nossos alunos dos 3º anos. Queremos todos engajados, buscando índices menores de acidentes e mortes no trânsito”, salientou Argati. O retorno das atividades conta com uma novidade: o apoio do Grupo de Escoteiros Pássaros da Paz. De maneira voluntária, eles atuarão como instrutores, juntamente com o setor de Trânsito da Guarda Municipal de Arapongas (GMA).
Ao longo do mês, outras ações também serão desenvolvidas para a comunidade. Argati acrescentou ainda que as atividades do Maio Amarelo 2022 contarão com o apoio de todas as Forças de Segurança.

A campanha

O Maio Amarelo surgiu de uma iniciativa da ONU e da OMS que definiram o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, maio tornou-se referência mundial para a realização de ações de conscientização de trânsito e o amarelo passou a ser utilizado pela simbologia da atenção, pois sinaliza advertência no trânsito. O objetivo é colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito com o intuito de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Um estudo da OMS de 2009 apontou que os acidentes de trânsito eram a nona principal causa de morte no mundo. A estimativa é de que 1,3 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes em 178 países. Outras 50 milhões sobreviveram com sequelas. Em 2020, o número de pessoas que perdem a vida a cada ano no mundo saltou para 1,35 milhão.

A Segunda Década de Ação para Segurança no Trânsito entre 2021 e 2030 tem como meta a melhoria da segurança viária, a redução dos casos de excesso de velocidade, o uso de equipamentos de segurança obrigatórios, a conscientização sobre o uso de bebidas alcoólicas e de celular ao volante.

FONTE: https://maioamarelo.com/

Lançamento Maio Amarelo em Arapongas

DATA: 05 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)

HORÁRIO: 14h

LOCAL: Sede da 7ª CIPM

ENDEREÇO: R. Perdiz do Mar, 85 - Jardim Aeroporto.

Aulas serão retomadas na Escolinha de Trânsito